Novo projeto, eba!
Fase 1: Layout - O designer empolgado com o projeto resolve inovar e inventa lá uma interface moderna. Agora é que a novela começa, pois a interface fica interresante o lider do projeto elogia e tudo parece estar indo muito bem.
Fase 2: Reunião Interna - Nessas reuniões pode se perceber que as intrigas começam. O designer apresenta seu layout para os desenvolvedores que olham apavorados e assuntados. Eai começam as discussões e/ou estrategias para que desenvolvimento chegue o mais perto do layout possivél.
Fase 3: Produção - Nessa fase as intrigas são mais frequentes pois o que desenvolvedor faz e o designer pede para mudar e seguir o layout rigorosamente.
Fase 4: Fim - Feito toda a programação os designers ainda estão loucos de raiva pois alguns detalhes não foram adotados com prescisão pelos desenvolvedores.
Essas intrigas são normais em projetos e causam stress para ambas as partes, já tive essa experiencia em alguns projetos e os designers piram muito se não sair 100% como foi layoutado.
Portanto, se você já passou por esse stress seus problemas acabaram, chegou o XAML ( e que se fala zeimol). Parte integrante do WPF (windows presentation fundation) que esse por sua vez é parte do WINFX que é composto por outros 2 outros itens WCF, WWF. Tecnologias que acompanham o novo Windows. VISTA.
XAML é uma maravilha tecnologica baseada em XML, portanto não é lá coisa de outro mundo, linguagem declarativa. O proposito é simples, o designer usa de uma ferramenta grafica para desenvolver seus layouts utilizando o Microsoft Expression que por sua vez traduz esses layouts em XAML. E o programador/desenvolvedor utiliza desse XAML para rechear com mais codigo ainda e assim programar a interface sem prescisar alterar e nem se preocupar com a identidade visual feita pelo designer.
Ou seja, em breve veremos grandes inimigos se tornarem amigos.
Da teoria a prática abaixo segue alguns videos e links (inglês) de como esse tal de XAML funciona.
Microsoft WinFx Demo
Intro to WPF Part 1: XamlPad
31.8.06
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment