6.3.07

Você já fez o seu viral hoje, internauta?

Nesse mundo internet, um cidadão comum pode ter a chance de ter seus 15mega de fama. Sem mesmo querer.

Um simples vídeo no youtube, talvez um perfil de orkut, quem sabe até uma boa seleção de fotos no Flirck, um bom blog ou um flog engraçado. Não há regras para se criar um viral, mas as pessoas continuam tentando, umas conseguem sem querer, outras acabam planejando. Mas o importante é convencer quem está assistindo/visitando a passar a idéia para frente.

A matemática do viral é simples como uma progressão geométrica. Vamos ao exemplo clássico. “João tem uma lista de msn de 200 pessoas, sendo que ele tem mais intimidade com umas 30 quais ele fala diariamente”.

Pois bem, se eu conseguir convencer o João de que minha idéia é inovadora/ engraçada/ divertida, mesmo sendo um vídeo, um simples texto, um scrap do orkut, “whatever”. Eu tenho o João e no mínimo 30 pessoas e essas com cada uma dessas mais 30. Se eu convencer o João e também seus amigos já tenho (30x30 + 1) 901 pessoas e por ai vai, (90x30 + 1) 2701 pessoas e dessa forma o viral vai se fazendo.

Alguns clássicos como “Tapa na Pantera, Cicarelli, Katilce…” são base para que outros virais aconteçam. No caso especifico da Maria Alice Vergueiro, protagonista do vídeo “Tapa na Pantera”, logo se aliou a e-publicidade para gerar um viral e remetê-lo a uma marca tal como a campanha do Pirelli – “Troque o Velho pelo Novo”. Mas isso se deu ao sucesso que foi o seu primeiro vídeo qual não tinha nenhum vinculo com a publicidade. Já no caso da Cicarelli o vídeo traz uma pessoa publica, envolvendo sexo, praia, um milionário em um pais da Europa. Ou seja um cenário perfeito e sem querer ou planejado acabou sendo um viral e garota continua na mídia “Falem bem ou fale mau, mas falem de min”

A publicidade já movimenta um grande mercado com a veiculação de banners e espaços na Internet, mas nada se compara aos resultados de um viral. Estaremos entrando na terceira geração da WEB, assim que esse mistério for dominado.

Veja pela “blogosfera” brasileira que acaba de ganhar o primeiro ranking de popularidade de empresas e marcas. Como todo serviço on-line recém inaugurado está na fase beta, e passando por ajustes, estamos falado do E.Life Monitor que já mostra quais as empresas são mais citadas em post e comentários da blogosfera brasileira.

“As empresas precisam começar a entender o boca-a-boca pela internet”, afirma Alessandro Barbosa Lima, CEO da E-Life para uma entrevista no IDG NOW.

E você já fez o viral hoje ?? quantas pessoas você conhece??

Abraços,
Gostou??Indique!!

FL: Rafael Barros
SL: Rafa Muni

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