18.10.06

Mobile, veio para ficar !

SMS (Short Message Service) é um serviço de mensagens de texto enviada de celular para celular, do celular para um endereço de e-mail ou do celular para um aplicativo e vice-versa. Hoje é um veículo de comunicação eficaz, que apresenta muitas vantagens: entre outras, ele é econômico, interativo, além de atingir o usuário onde quer que ele esteja.

Uma empresa para interagir com seu target via SMS, é necessário obter um número, o qual o usuário enviará as mensagens. Este número multi-operadoras é chamado de Large Account (o mesmo que Short Number ou Número Curto).

A interatividade através do celular já é uma realidade no Brasil. É um show de tecnologia que desde 2001 vem se aprimorando com sucesso. Cada vez mais empresas e emissoras de TV utilizam mensagens de texto(SMS) como canal para interagir com seu público-alvo.

A primeira experiência de interatividade do celular envolvendo mensagens de texto no Brasil foi no programa Control Freak, da MTV. A idéia era dar a opção de escolha ao telespectador para assistir o próximo clipe. Daí para frente, a divertida maneira de se comunicar não parou mais.

Atualmente há três tipos mais comuns de interatividade com a TV via celular: votações e enquetes de opinião; teletexto (mensagens dos usuários aparecem na tela) e quiz (jogo de perguntas e respostas).

Mas, não é só as emissoras que se utilizam desse recurso, as empresas estão incluindo a ferramenta digital como canal de interação nas ações promocionais de suas marcas.

Um case recente foi o da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, que lançou um concurso para levar seis adolescentes, de 12 a 16 anos de idade, para entrar em campo carregando a bandeira do Brasil em um dos jogos da Copa do Mundo, na Alemanha. O participante deveria se candidatar através do hotsite www.leveessabandeira.com.br. Para isso, deveria criar uma página pessoal com a sua candidatura, preenchendo seus dados, publicando sua foto e escrevendo uma frase criativa na qual ele contaria como é louco pelo Brasil.A partir daí, inicia-se a campanha de cada participante para obter o maior número de votos possível. Como não era necessária nenhuma prova de compra para participar - nem de sorte para ganhar -, a principal ferramenta seria a capacidade de mobilização. O importante era conseguir votos, que poderiam ser creditados via hotsite e SMS. Os seis adolescentes que obtiverem mais votos seriam considerados os vencedores da promoção.Para contar com a utilização do SMS como forma de gerar votos válidos aos concorrentes, a Coca-Cola fechou parceria com a Okto, empresa provedora, que disponibizou um número único nacional (49220) em todas as operadoras do Brasil. Para votar em um candidato da promoção, basta que o proprietário do celular enviasse, via SMS, o código de seu candidato para o número da promoção.

Aguardem, porque novas tecnologias ainda mais iradas estão chegando.

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